O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, decidiu na noite do dia 27 de Agosto, ampliar o horário de votação nas eleições municipais de 2020 em 1 hora por conta da pandemia da Covid-19. A intenção é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação.
Com isso, os quase 148 milhões de eleitores aptos a participar do pleito irão às urnas das 7h às 17h (considerando o horário local) no primeiro turno, marcado para 15 de novembro, e, onde for necessário, no segundo turno, marcado para 29 de novembro.
O horário foi definido após análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), Insper, Fiocruz e USP (Universidade de São Paulo).
O TSE também definiu, por orientação da consultoria sanitária formada pela Fiocruz, hospital Sírio Libanês e Albert Einstein, que haverá horário de votação preferencial de 7h as 10h para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus.
Fonte:Revista Consultor Jurídico.